sábado, 31 de janeiro de 2009

Porque os kamikazes usavam capacete?

Postado por Edmilson

Qualquer pessoa familiarizada com a aviação, ou com física básica sabe que o capacete dos pilotos nunca foi para proteger contra um impacto. Se o avião termina espatifando-se abruptamente contra o solo, o piloto se converterá em picadinho. As jaquetas de couro usadas pelos aviadores da Segunda Guerra Mundial eram uma reminiscência dos dias em que as cabines dos aviões eram abertas, tempos nos quais eram necessários os capacetes para se proteger do vento e da chuva.

As cabines fechadas começaram a ser usadas de forma generalizada na Segunda Guerra Mundial, mas nos primeiros anos era obrigatório abrir a cabine durante a aterrissagem e decolagem, aparentemente (escutei diversas histórias sobre este ponto) com a inútil esperança de evasão do aparelho em um possível erro na manobra.

Os pilotos também usavam capacete porque servia de suporte para os auriculares do rádio, mas acima de tudo, usavam-no porque a burocracia militar assim requeria. Quando os aviões a reação irromperam na maioria das aeronáuticas é que foi mudado para o capacete que é usado hoje em dia, mas seu propósito é simplesmente o de proteger a cabeça do piloto dos golpes contra a cabine durante as manobras a alta velocidade, não para salvar a vida em caso de impacto. De forma parecida, o capacete dos pilotos kamikaze simplesmente ajudava a que completassem sua viagem até ao alvo, não a que sobrevivessem.

Posts Relacionados:

3 Comentários:

@Taylguedes disse...

interessante...não sabia...
sabia que tinha algo com radio..mas enfim...

bjs
http://taynalu.blogspot.com/

Ed ² disse...

hauahuua... boa, mais uma pro meu arsenal de cultura inutil "adoro isso"...vlw mano otimo tramps!

i - Arte disse...

Muito legal! Realmente, não era um capacete que iria salvar um Kamikaze! :P

Seu blog tá muito bom! Parabéns!

Grande abraço!
www.i-arte.blogspot.com

Postar um comentário


BlogBlogs.Com.Br